"Antes de pensar no vestido, na festa e nas flores, é preciso que, além de trocar juras de amor, os noivos também façam um pacto de cumplicidade e apoio logístico em tudo o que se refere a prazos, decisões, datas e limites, escolhas conjuntas, orçamentos...
Os meses anteriores ao casamento são vividos intensamente, sim, mas podem se transformar em um pesadelo de contratempos se o casal não estiver absolutamente unido e preparado para o que der e vier.
A melhor alternativa é respirar fundo, organizar-se e - acima de tudo - pensar juntos em tudo que vocês podem prevenir antes que se transforme em um contratempo ou estouro de orçamento indesejável.
· Cuidado na escolha da data. Vejam se não coincide com eventos como jogos da copa do mundo, se não cai em uma sexta feira (as pessoas estão mais cansadas e comparecem menos) ou se não é época de chuvas (para quem quer casar ao ar livre não dá certo).
· O horário também é importante. Pessoalmente, aconselho casar pela manhã - e no sábado: os noivos acordam e vão descansados para a Igreja, os convidados acham um ótimo programa, e a festa dura muito mais, muitas vezes noite afora.
· Só no civil ou com religioso? - é importante definir desde o começo para providenciar a papelada do religioso - que é maior do que se imagina - reservar igreja, levantar orçamentos, etc.
· Quem paga a conta é um detalhe pra lá de importante. Embora as duas famílias estejam em fase de querer fazer bonito uma para a outra, é imprescindível deixar bem claro - de preferência com listas por escrito - quem paga o que e, também fundamental, até quanto se pode gastar.
· Antes de pensar na festa concentrem-se antes de marcar a data, em resolver definitivamente todas as pendências no que se refere a casa onde vão morar. Isto implica em um bocado de decisões!
· Antes de se comprometerem com fornecedores decidam juntos como querem a festa. Este é um momento importante até mesmo para rediscutir o estilo de vida, trocar idéias e acertar os ponteiros. De nada adianta a noiva sonhar com uma festa tradicional e ultra formal se o pobre noivo vai se sentir um pinguim vestindo fraque. E estamos falando apenas de um detalhe...
Para não se desgastarem, seja em qualquer etapa que vocês estiverem do processo, evitem atritos lançando mão dos seguintes expedientes: