terça-feira, 19 de junho de 2012

Nutrição de Noiva


Vale lembrar!


"Casamento. Quando se pensa nesse tema, logo vêm à cabeça os sacrifícios feitos pelas mulheres para estarem lindas em seus vestidos de noiva. Este é um grande problema, pois na maioria das vezes, esses sacrifícios incluem dietas sem fundamento, que restringem refeições e, conseqüentemente, nutrientes essenciais ao corpo e à saúde, tornando a adesão a elas um atrativo perigoso para aquelas que querem entrar em forma rapidamente.

Por outro lado, como o clima do casamento é envolvido por grande expectativa, ansiedade e estresse, comer pode trazer uma sensação de alívio e prazer. Por isso, a palavra para a alimentação da noiva é equilíbrio. Alimentos saudáveis são essenciais para esta fase, pois fornecem nutrientes importantes para o pique, para amenizar os efeitos do estresse e ainda ajudam a controlar o peso.

Quando o objetivo é o emagrecimento, para evitar danos à saúde e conseqüências desagradáveis, recomenda-se que se traçam metas para que o peso ideal da noiva seja alcançado. Para isso, deve-se se procurar um profissional para que seja feito um acompanhamento, e quanto maior a antecedência dessa procura, melhor pode ser o resultado.

Para ficar bem no seu grande dia, aí vão algumas dicas para a sua alimentação:

1. Evite alimentos ricos em sódio que, ao contrário dos alimentos diuréticos, ajudam na retenção de líquidos no organismo e ainda aumentam a pressão arterial. Este nutriente está presente em embutidos em geral como lingüiça, salsicha, mortadela e outros; e também em temperos prontos, salgadinhos, entre outros.

2. Beba bastante água, além de ajudar a diminuir a retenção de líquidos, auxilia na lubrificação do intestino. Por isso, é essencial que se tome pelo menos 2 litros por dia.

3. Aumente o consumo de frutas e verduras, esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e, principalmente, fibras, estas irão regularizar o funcionamento gastrointestinal, se associadas a uma ingestão de líquidos adequada. As fibras solúveis e insolúveis também estão presentes em alimentos integrais como farelo de trigo, aveia, cereais integrais, etc. Com isso, poderá ser evitada a prisão de ventre.

4. Evite alimentos com grande formação de gases, pois estes causarão desconforto abdominal, dor e inchaços. Estes alimentos são: refrigerantes, feijões, pães e vegetais como brócolis e repolho. Alguns adoçantes à base de sorbitol, também provocam gases, pois este composto fermenta no organismo; Para pessoas que têm intolerância à lactose, o consumo de leite e derivados favorece a grande formação de gases."




***

Nenhum comentário:

Postar um comentário