sábado, 4 de agosto de 2012

Antes do Casamento - por Claudia Matarazzo




 Antes do casamento
"Antes de pensar no vestido, na festa e nas flores, é preciso que, além de trocar juras de amor, os noivos também façam um pacto de cumplicidade e apoio logístico em tudo o que se refere a prazos, decisões, datas e limites, escolhas conjuntas, orçamentos...

Os meses anteriores ao casamento são vividos intensamente, sim, mas podem se transformar em um pesadelo de contratempos se o casal não estiver absolutamente unido e preparado para o que der e vier.

A melhor alternativa é respirar fundo, organizar-se e - acima de tudo - pensar juntos em tudo que vocês podem prevenir antes que se transforme em um contratempo ou estouro de orçamento indesejável.

· Cuidado na escolha da data. Vejam se não coincide com eventos como jogos da copa do mundo, se não cai em uma sexta feira (as pessoas estão mais cansadas e comparecem menos) ou se não é época de chuvas (para quem quer casar ao ar livre não dá certo). 

· O horário também é importante. Pessoalmente, aconselho casar pela manhã - e no sábado: os noivos acordam e vão descansados para a Igreja, os convidados acham um ótimo programa, e a festa dura muito mais, muitas vezes noite afora.

· Só no civil ou com religioso? - é importante definir desde o começo para providenciar a papelada do religioso - que é maior do que se imagina - reservar igreja, levantar orçamentos, etc.

· Quem paga a conta é um detalhe pra lá de importante. Embora as duas famílias estejam em fase de querer fazer bonito uma para a outra, é imprescindível deixar bem claro - de preferência com listas por escrito - quem paga o que e, também fundamental, até quanto se pode gastar.

· Antes de pensar na festa concentrem-se antes de marcar a data, em resolver definitivamente todas as pendências no que se refere a casa onde vão morar. Isto implica em um bocado de decisões!

· Antes de se comprometerem com fornecedores decidam juntos como querem a festa. Este é um momento importante até mesmo para rediscutir o estilo de vida, trocar idéias e acertar os ponteiros. De nada adianta a noiva sonhar com uma festa tradicional e ultra formal se o pobre noivo vai se sentir um pinguim vestindo fraque. E estamos falando apenas de um detalhe...

Para não se desgastarem, seja em qualquer etapa que vocês estiverem do processo, evitem atritos lançando mão dos seguintes expedientes:


- todas as decisões devem ser tomadas antes, apenas entre vocês. Uma vez fechada a questão, aí sim, como uma frente unida, vocês a apresentam às respectivas famílias.

- Evitem reuniões tipo "mesa redonda" com a família para discutir a organização. A ideia parece divertida mas na prática é um desastre.


 - Marquem hora para conversar sobre o assunto. Vocês vão precisar. Não dá para tomar                      decisões deste vulto na fila do cinema ou do supermercado. Sentem-se em um café, com tempo e resolvam tudo com calma. Deem preferência aos fins de semana ou à noite."

***

Minha dica: Eu sugiro para as minhas "brides": façam a lista de convidados antes de tudo, pois com ela em mãos, define-se o local da cerimônia(se capela, igreja, catedral, etc), do evento(hípica, clube, chácara, casa de eventos, hotel, etc),  se dá ou não para fazer extravagâncias(mimos para os convidados, padrinhos, bebidas mais caras, vestidos de grife, etc). Com certeza, você poupará aborrecimentos, gastos desnecessários e seu precioso tempo. ;)                                
                                                                            Andrea Oliveira

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário