sexta-feira, 5 de abril de 2013

A Lista de Convidados

Planejando sua lista

Quando se decide casar, tudo parece fácil, mas a organização de um casamento exige total envolvimento dos noivos. Mais que isso, exige paciência e jogo de cintura, em especial para se chegar a um consenso sobre a lista de convidados.
Todos querem acrescentar um nome, tirar outro… Enfim, é um momento delicado. Discussões podem ocorrer e devem ser enfrentadas com bom senso e flexibilidade, sempre lembrando que a escolha dos convidados é importante não apenas para vocês, mas para toda a família. Porém lembre-se: Casamento não é ocasião para convites políticos ou de negócios. USE O BOM SENSO!!!
O número de convidados determina o tamanho da festa e também seu orçamento. Para limitar a quantidade de convidados, defina um número máximo e divida-o entre as famílias, sabendo que sempre acaba entrando um parente ou amigo a mais.
KKK
NÃO ESQUEÇA NINGUÉM
A lista de convidados deveria ser a primeira coisa a ficar pronta quando se planeja um casamento, mas, infelizmente, é quase sempre a última. Para facilitar, faça uma planilha. Com ela você acompanha de perto a lista, inclui ou tira convidados, sabe quem confirmou presença e quem declinou do convite, e ainda pode encaminhar ao calígrafo ou a gráfica já com os tratamentos corretos.
O ideal é que essa planilha seja construída em programas de computador específicos, que fazem a contagem automática dos convidados (como o Microsoft Excel por exemplo). Mas, mesmo que seja feita de outro modo a planilha continua sendo uma ferramenta bastante prática.
 **Você pode acrescentar quantas colunas precisar para o seu melhor controle!!
Entendendo os Campos da Planilha
ORIGEM- Anote se o convidado é da família do noivo ou da noiva, se é amigo do noivo, da noiva ou do casal.
TRATAMENTO- Anote o modo de tratamento:
  • Senhor e Senhora para a maioria dos convidados (esse tratamento pode ser suprimido no caso de amigos íntimos e mais jovens).
  • Se o convidado tiver algum título (deputado, ministro, etc.) ou cargo de carreira (médico, advogado, doutorado, diplomata, militar etc.), anote-o. Por exemplo: Doutor Fernando Vieira, Deputado Oswaldo Aranha.
  • Se o convidado, mesmo tendo título ou cargo de carreira, for alguém próximo das famílias, o tratamento pode ser Senhor ou Senhora.
  • Use Excelentíssimo Senhor apenas para presidente da república, governadores e prefeitos em exercício, sem ser seguido do cargo.
  • Para convidados estrangeiros use o tratamento no idioma do convidado.
NOME - Anote o nome do convidado.
  • Quando filhos que moram na mesma casa estiverem incluídos no convite, acrescente “e família” ao lado do nome.
  • Conte quantos nomes foram relacionados para saber a quantidade de convites a serem impressos.
NÚMERO DE CONVIDADOS -  Conte quantas pessoas participam daquele convite e anote.
  • Some a quantidade de convidados por convite para saber quantas pessoas estão convidadas para a cerimônia e a festa.
CÔNJUJE- Se o convidado for casado anote o nome do cônjuje.
ACOMPANHANTE-  Anote o nome ou os nomes de quem mais irá com o convidado, seja ele casado ou não.
  • Caso o acompanhante precise receber convite individual, o nome dele deve ser repetido na coluna “NOME”, para efeito de contagem.
ENDEREÇO, CIDADE, UF e CEP - Anote todas as informações necessárias à postagem do convite.
RSVP, DATA e EMAIL- Vá anotando essas informações à medida que os convidados forem confirmando presença.


Créditos: Livro "Planeje seu casamento sem estresse", Autora Vera Simão, Editora: Ediouro



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário